11 de jul. de 2023

Coisas Que Você NÃO Deve Dizer A Alguém Com Transtorno Bipolar

Como eu descobri em 2018 que eu tenho transtorno bipolar, então já ouvi muito falas que podem ser extremamente incômodas. Então vai aqui um post de utilidade pública.

"Mas o que aconteceu? Por que você está triste, você estava tão feliz."

As pessoas tem essa ideia errônea de que problemas mentais são coisas que você desenvolve quando passa por uma situação difícil. Mas existem muitas razões para alguém ter um transtorno. O bipolar é caracterizado por essa alternância entre fases maníacas e fases depressivas, nós não precisamos de uma razão concreta para alternar de fase, elas simplesmente acontecem.

"Você é doente. Isso é doentio!"

Duh. É por isso que se chama doença mental.

"Você não parece bipolar."

Muita gente acha que o bipolar sempre muda de fase instantâneamente e que isso seria perceptível a alguém que acabou de lhe conhecer. Mas isso varia muito, tem gente que passa meses em uma fase e depois meses em outra, então alguém que está de passagem na vida dessa pessoa certamente não vai perceber.

"Você deveria procurar ajuda profissional/se tratar."

Claro que a terapia ajuda muito a melhorar a qualidade de vida. Mas transtorno bipolar, não tem cura. Fazer terapia não vai nos "consertar". Tem gente que diz isso porque acha que a forma que a gente lida com as coisas é incoveniente, e claro, seria ótimo se todo mundo pudesse ter um padrão normal de vida, mas apesar de alguns mecanismos de defesas parecerem meio estranhos para quem não está acostumado, isso não quer dizer que eles não sejam saudáveis. Não assuma que alguém não já faz terapia só porque ele está mal, terapia não é mágica.

"Você bebeu/fumou uma?"

Quando você está em mania você faz muita besteira, como uma pessoa bêbada. Como álcool é algo que piora os sintomas do bipolar e pode dar problema quando associado aos estabilizadores de humor, as chances são de que a pessoa não bebeu, ela só está numa fase elevada.

"Você esqueceu seu remédio?"

Apesar dos remédiso serem o carro chefe do tratamento bipolar, você pode continuar tendo episódios mesmo estando com toda a medicação em ordem. Não acuse a pessoa de ter sido negligente ou de não estar se esforçando para melhorar.

"Você é muito sensível" ou "não leve as coisas para o lado pessoal".

Isso é meio que uma característica óbvia do transtorno bipolar. Coisas que podem parecer pequena para você podem engatilhar um episódio no bipolar. O bipolar também vai ter sintomas físicos, como exaustão, que naturalmente deixam a pessoa mais irritável.

"Isso é só uma fase e vai passar".

Claro, é assim que acontece no transtorno bipolar, não é mesmo? O problema é que elas vão passar, e depois vão voltar, e repete. Dizer que vai passar não muda o fato de que lidar com aquilo é excruciante naquele momento.

"Se acalme" ou "Se anime".

"Nossa, como eu não pensei nisso antes?" Eu lembro de ter lido uma vez algo tipo "dizer para alguém chorando não chorar é como dizer para alguém que está caindo, não cair". Tarde demais. Por mais que a gente saiba das boas intenções de quem diz isso, não da para não achar ridículo. Ter pensamentos acelerados e ansiedade faz parte da mania, e depressão faz parte da doença. Não é algo que a gente pode controlar "sendo positivo", esse tipo de conselho soa extremamente ignorante.

"Deve ser tão difícil/Eu sinto muito."

Essa é outra das coisas bem intencionadas que não ajudam. Sim, é difícil. Não, sua pena não vai me ajudar. Inclusive, eu ainda não morri, pare de me dá pêsames.

"Cansei de você."

Isso é algo que a gente ouve com certa frequência. Mas acredite, ninguém está mais cansado de nós do que nós mesmos. Se é exaustivo para você que convive com a gente, imagina para gente que não pode simplesmente se afastar para respirar um ar. Você é livre para sair das nossas vidas, mas por favor, saia sem bater a porta.

"Mas fulando também é bipolar e..."

Comparações... Não faça! Até pessoas completamente diferentes tem suas peculiaridades. As pessoas lidam de forma diferente com um mesmo problema. Ouvir que você está usando sua doença como desculpa porque fulano tem e lida muito bem com ela é horrível. Se fulano lida bem com a doença é por mérito dele, e não incapacidade minha de lidar com algo debilitante.

Quando nós somos crianças nos dizem que nós vamos aprender muitas coisas com o mundo, mas quando somos diagnosticados com um problema crônico de saúde nós acabamos percebendo que somos nós que precisamos ensinar coisas ao mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem na caixa de texto. Sua visita será retribuida e seu comentário poderá, ou não, ser respondido também no blog. Volte sempre!